A Dança das Estrelas é um romance de Emma Donoghue que nos conta a história de Júlia, uma enfermeira que trabalha numa maternidade infetada pela gripe espanhola ocorrida em 1919.

Dança das Estrelas

Este livro conta a história de Júlia, uma enfermeira que trabalha numa maternidade da Irlanda no ano de 1919. Esta enfermeira foi colocada na ala da maternidade que opera junto de grávidas infetadas por uma gripe muito mortífera (gripe espanhola).

A cronologia do livro é extremamente curta, a história é apenas relatada num espaço tempo de 3 dias. Ao longo da narrativa vamos conhecer não só a forma de atuação para com casos de grávidas infetadas como todo o drama e medo associado a esta doença.

Júlia é uma enfermeira extremamente competente e empenhada para com o seu trabalho, mas infelizmente irá viver momentos de muita tensão e tristeza – nem todos os partos irão ocorrer da forma prevista e o sofrimento está muito presente no livro.

O enredo do livro centra-se nos aspetos que enumerei acima. Senti que houve bastante marketing associado ao lançamento do livro na sua comparação com a atual situação de pandemia que vivemos. Existem aspetos semelhantes entre este livro ficcionado e a atual situação (uso de máscara, isolamento e lavagem de mãos) mas não senti uma ligação direta entre as duas situações.

Tinha bastantes expectativas com a leitura desta obra que acabaram por ser desfraldadas, não é um livro que retrata a atual pandemia e falo de conhecimento de causa, uma vez que trabalhei na linha da frente do trabalho à pandemia.

Outro dos aspetos que me desagradou deveu-se ao retrato do poder católico na ajuda destas enfermarias e maternidades, todas as freiras que auxiliaram esta causa foram descritas como sendo muito más pessoas. Em todos os setores e profissões existem pessoas boas e pessoas más e não gostei desta perspetiva negativa feita à igreja.

Contudo, na sua maioria é um livro que se lê bem e rápido e aconselho a leitura da obra, apesar de na minha visão corresponder a leitura 4 estrelas.

Boa leitura e boas reflexões!

https://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances