A Mãe Não Me Deixa Contar é uma história verídica, contada na primeira pessoa pela autora Cathy Glass, que nos fala da sua experiência no acolhimento familiar.

O livro conta-nos a história de Reece, um menino de sete anos que é o último dos seis irmãos retirados à família. Esta criança sofre de um défice de atenção, hiperatividade e apresenta ser bastante perturbado. O seu comportamento é bastante agressivo e por isso a Cathy já não é a primeira família que recebe esta criança ao seu cuidado.
Ao longo do livro vamo-nos apercebendo que Reece também não consegue fazer face a atividades básicas da vida diária que uma criança de sete anos já deveria ter adequirido competência, como é o caso de vestir-se. Estes múltiplos desafios são parte da história que a autora nos traz, uma vez que o essencial é conhecer a história de vida de Reece.
A autora vai apresentando fragmentos do passado de Reece que nos vão deixando angustiados e tristes, pois vamos sentir que nenhuma criança deveria em momento algum viver num ambiente tão destabilizador e desequilibrado como o ambiente familiar de onde o Reece veio.
O comportamento do Reece também nos deixa bastante preocupados e a autora fez uma descrição excelente do que era o mundo desta criança. Gostei bastante da forma como a autora encadeou, passo a passo todos os acontecimentos deste acolhimento familiar.
O acolhimento familiar é uma alternativa ao acolhimento institucional, quando a criança necessita de um lugar seguro para estabilizar e durante o tempo em que a sua família biológica é avaliada para poder voltar a ter aos seus cuidados a criança ou se não é idónea para essa função.
Estou bastante familiarizada com esta temática e o livro foi de encontro às minhas expectativas. Para quem gosta de um bom livro de uma história verídica, e para quem quer ficar embrenhado no que há de mal com a nossa sociedade, esta é uma boa leitura.
O tema é chocante e talvez por isso o livro possa desagradar e chocar.
Recomendo a leitura deste livro e espero voltar a ler mais livros desta autora!
Boas leituras e boas reflexões!

Fátima Costa
Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.
Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.