A Nova Índia é um romance de Iris Bravo que se torna a continuação do livro a Terceira Índia da mesma autora.

A Nova Índia

Este livro é a conclusão da história que fomos conhecendo no livro a terceira índia, não sendo aconselhado a sua leitura antes de conhecer o primeiro livro.

No primeiro livro fomos conhecendo a nossa protagonista – Sofia, uma jovem casada com o seu amor de uma vida que vive um drama muito grande – não consegue engravidar. Neste contexto de instabilidade emocional, descobre que o seu marido a traiu e decide mudar o rumo da sua vida. Aceita o convite para ir substituir uma professora em Moçambique e lá envolve-se com uma pessoa muito especial, o Alex, acabando por engravidar dele.

Neste segundo livro vamos ver as mudanças que a vida da Sofia vai tendo decorrente da sua gravidez milagre. A essas mudanças irão se juntar a re-aproximação do “ex” marido e a Sofia terá de escolher com quem quer ficar, se com o marido se com o Alex.

Associado a esta situação vamos ter o aparecimento do João Rodrigues, um criminoso que irá mudar o rumo da história.

Este livro não foi de todo uma boa leitura, as personagens não apresentaram coerência emocional e acabou por me irritar. Senti que houve uma tendência por parte da autora em expressar o sentido de perdão e de “florear” o clima de romance.

O final, apesar de ter feito sentido e de a autora nos ter preparado para tal, fugiu a todas as expectativas que fui criando. 

Houve uma parte do livro que me desagradou na totalidade e não me convenceu, que está associada ao nascimento da filha de Sofia. Não podendo falar muito acerca do assunto, considerei que essa situação foi uma desvalorização total para com o Alex e para aquilo que ele foi capaz de fazer pela Sofia.

Contudo, considero uma boa leitura para os leitores menos regulares devido à simplicidade de escrita e à mensagem implícita por detrás desta história.

Boas leituras e boas reflexões!

https:youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances