A Revolução dos Homens Sentados é um livro de pequenos contos narrativos da autora Rute Simões Ribeiro que enaltece e homenageia a revolução.

Ganhei esta obra num passatempo da Ana Lopes, no youtube. A autora humildemente me cedeu outras obras que entretanto também irei partilhar a opinião.
Este livro reúne pequenas narrativas que enaltecem o papel da Revolução. Os contos apresentados não têm uma correlação direta entre si à excessão do tema central.
À medida que fui lendo esta obra comecei a sentir que a nossa revolução (25 de Abril) aconteceu de uma vontade existente num conformismo já enraizado neste país. Somos um povo pacífico que habitualmente fica à espera que as coisas aconteçam por si “homens sentados”.
O primeiro destes textos fala-nos precisamente desta vontade nascida no homem sossegado. Para além desta associação mais crítica temos uma outra a uma personagem com um papel ativo no 25 de Abril de 1974 – Salgueiro Maia;
É um excelente livro para quem procura uma leitura com sentido para lá das entrelinhas, existe um pensamento emancipado em cada texto e daí não ser uma leitura fácil para todos os tipos de leitores.
A escrita da autora é poética e crítica, reconheço influências de Saramago na escrita da Rute.
A minha recomendação desta obra vai para os leitores que gostam de obras “fora da caixa”
Boas leituras e boas reflexões!

Fátima Costa
Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.
Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.