As Mensageiras da Esperança é um romance de Jojo Moyes que nos conta a história de uma biblioteca itinerante desenvolvida por mulheres.

As Mensageiras da Esperança

Este livro conta a história de Alice, uma mulher inglesa, que se apaixona por um jovem bonito dos Estados Unidos da América. Ambos decidem casar e Alice sonha morar nos EUA e viver o sonho americano.

Ao trocar a sua vida pacata e acomodada em Inglaterra por uma vida no campo nos EUA, repara que as expectativas criadas para essa mudança saem furadas. Alice, após o casamento, vai morar para para uma província em Kentucky afastada de todo o desenvolvimento e movimento característico dos EUA.

A família do marido de Alice demonstra um pensamento muito conservador e opressor face às ideias defendidas por este novo membro da família, criando assim um choque de identidade nas nossas personagens.

A premissa do livro acontece quando nesta província a comunidade decide criar uma biblioteca itinerante que leva literatura e boas leituras aos habitantes das zonas mais inacessíveis desta província. Este projeto é liderado por mulheres que se irão tornar amigas.

Quanto à historia deste livro não posso revelar mais!

Na minha opinião este livro é concebido para leitores que procuram uma leitura descomplicada que se foque no poder do feminismo e no poder associado ao papel da mulher.

Eu senti que o livro foi pré concebido de forma muito comercial e estimulado para expor as dificuldades inerentes à desigualdade de género e á luta presente para encontrarmos um equilíbrio entre homens e mulheres.

Pessoalmente não gostei muito da temática porque senti que continuamos a  cair no mesmo erro quando pretendemos falar de desigualdade de género, tendemos sempre a empoderar a mulher e ridicularizar o papel do homem – criando assim também uma forma de desigualdade.

Apesar de ser mais relutante com estas questões, reconheço que a leitura desta obra é apropriada à maioria dos leitores. Para mim foi muito agradável mas não foi excecional.

Boas leituras e boas reflexões!

http://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances