Cem Anos de Solidão é um romance de Gabriel García Márquez que nos fala de uma família ao longo de várias décadas de solidão.

Cem Anos de Solidão

Este livro é um clássico que todas as pessoas já ouviram falar pelo menos uma vez na vida. Mas de que é que nos fala este livro?

Este livro conta a história de José Arcadio Buendía e de toda a sua família ao longo de diferentes gerações.

José Arcadio Buendía é casado com Úrsula e nunca consumou o casamento devido à superstição da sua esposa. Úrsula tem medo de engravidar e gerar um filho com rabo de porco, tal e qual aconteceu com um membro da sua família.

Esta falta de filhos no casamento entre estas duas personagens será alvo de comentários desagradáveis no seio da comunidade onde vivem. Um dia, tendo José Arcadio ouvido um comentário menos simpático por parte de um seu conhecido,  comete uma atrocidade e mata o seu difamador.

Cansado de ser alvo destes comentários, força Úrsula a ter relações com ele e após sentir remorsos pelo assassinato de um homem, decide mudar de província e constituir a sua família em Macondo.

Este isolamento que pretendem realizar é copiado por outros habitantes que decidem seguir esta família até Macondo.

Ao longo do livro vamos acompanhando o surgimento dos diferentes descendentes desta família tão peculiar, que após um momento de refúgio parece iniciar toda uma espiral de solidão que irá afetar todas as gerações vindouras.

Esta família é extremamente supersticiosa e iremos acompanhar as diferentes taras que terão ao longo do tempo.

O livro é repleto de realismo mágico que tornou a leitura muito complicada de realizar.

Não sou fã deste tipo de escrita e daí que a leitura do livro não me tivesse conquistado na totalidade. Reconheço contudo que é uma excelente obra literária.

Senti alguma dificuldade em identificar as personagens, pois todas elas tinham nomes semelhantes.

A leitura do livro não me conquistou!

Boas leituras e boas análises!

https://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances