Ensaio sobre o Dever é uma distopia de Rute Simões Ribeiro que aborda o poder da escolha e a limitação humana quando se vê privada de direitos.

Ensaio Sobre o Dever

Este livro conta a história de um país que recebe um comunicado extremamente peculiar – todos os seus habitantes terão de escolher um dos cinco sentidos que querem preservar, quanto aos outros sentidos estes serão extraídos.

Este comunicado coloca esta sociedade em alvoroço e vemos a análise que cada personagem faz quanto ao seu sentido de “eleição”. O próprio governo intervém e tenta orientar as pessoas de forma a conseguirem manter um equilíbrio e estabilidade aquando a extração dos outros sentidos.

É um livro muito engraçado e que nos leva a ver a forma como as pessoas conseguem ser comodistas e adaptadas a uma situação diversa. A própria reflexão sobre o prazer de cada sentido é passada para o leitor que consegue colocar-se no lugar das personagens e perceber que num situação semelhante a escolha do sentido que mais prazer lhe dá irá o privar de todas as outras coisas que habitualmente gosta de fazer – por exemplo, quem escolhe a visão irá deixar de conseguir ouvir música.

Adorei a forma como a autora nos envolveu neste enredo e nestas reflexões sensoriais.

O escrita deste livro está muito associado à influência de José Saramago e ao ensaio sobre a cegueira, embora no ensaio sobre a cegueira temos um descontrolo da sociedade, aqui a autora procurou descrever a adaptação e organização da sociedade face a uma situação adversa.

É uma excelente leitura para quem gosta de distopias e para quem gosta de enredos que nos levam a refletir sobre o que habitualmente para nós é tido como natural.

Quanto à escrita da autora esta é simples e direta e de fácil envolvência.

Boa leitura e boas reflexões!

http://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances