Heartstopper é uma novela gráfica da autoria de Alice Oseman que aborda as questões associadas a LGBT de uma forma simples.

Heartstopper conta a história de dois jovens que se conhecem num grupo de estudo e começam a desenvolver uma relação de amizade que se tornará muito mais do que aquilo que inicialmente estavam a contar.
Charlie, é um excelente aluno, que frequenta uma escola só para rapazes e que toda a gente sabe que é homossexual.
Nick é um ano mais velho que Charlie e para além de bom aluno é um atleta de Rugby na escola que frequenta.
Numa aula de estudo, Charlie senta-se na mesma mesa de Nick e começam a falar. Ambos sentem grande empatia e mantêm o contacto fora da aula.
É assim que nasce a relação entre os dois. Inicialmente Charlie vive uma relação extremamente tóxica e abusiva e a aproximação ao Nick irá permitir alterar esta situação.
Nick assume-se como heterosexual mas começa a duvidar da sua orientação sexual a partir do momento que conhece Charlie.
Este livro aborda estes assuntos associados ao LGBT de uma forma muito simples e perceptível.
Como é uma novela gráfica, a leitura é feita de forma extremamente rápida. Li este livro em apenas 1 hora e ficou um sentimento agridoce. Apesar de gostar da história e das personagens, o trabalho gráfico não me cativou. Entendo que a ilustração seguiu o caminho da simplicidade devido à dimensão do tema que aborda, mas mesmo assim esperava mais.
Acho que este aspeto que menos gostei deveu-se sobretudo à regularidade da minha leitura com mangas (a ilustração tende a ter mais pormenores).
Recomendo a leitura desta obra especialmente aos leitores que queiram ter uma experiência de leitura descomplicada.
Vejam o vídeo de opinião a esta obra em:
Boas leituras e boas reflexões!

Fátima Costa
Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.
Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.