História da Menina Perdida é o quarto volume desta série napolitana de Elena Ferrante que nos conta a fase adulta/ maturidade da Lila e da Lenú.

História da Menina Perdida

Este livro foi o livro das grandes decisões da história de amizade entre as personagens que nos acompanharam ao longo desta aventura que foi ler a Amiga Genial.

Ao longo deste quarto livro vamos ver uma Lenú a sofrer as consequências das decisões que tomou. Tanto desejou afastar-se do bairro de Nápoles e de toda a sua infância que irá acabar por se voltar a aproximar deste espaço.

Quanto à Lila, neste último livro, vamos acompanhar a sua ascensão e consolidação dos seus objetivos. Sempre soubemos que a Lila era extremamente inteligente e durante esta leitura vemos até que ponto ela é capaz de ir para tornar-se influente e controlar até a própria máfia.

Não foi uma leitura capaz de trazer para palavras uma sinopse do que aconteceu, uma vez que tudo o que eu possa dizer pode tornar-se um “spoiler” à vossa leitura.

No que se refere à relação de amizade entre estas personagens, que nos deliciaram e prenderam nas últimas leituras, iremos ver um equilíbrio e igualdade de condição que já não víamos desde a fase de infância –  ambas irão se encontrar grávidas ao mesmo tempo.

O nascimento destas jovens será um mote de viragem em toda a história. Principalmente na comparação da educação que ambas davam às meninas. 

Ao longo do livro vamos acompanhar alguns acontecimentos bastante trágicos para Lila e Lenú, mas há uma tragédia que irá mudar todo o ruma da história e contextualizar o desaparecimento da Lila.

Quanto ao desfecho da história das outras personagens, iremos ver alguns finais muito trágicos e inesperados.

É muito complicado falar de toda a experiência de leitura desta saga, acompanhamos o crescimento das nossas protagonistas e vivemos a vida delas. Esta experiência de leitura, cronologicamente contextualizada, tornou toda a a leitura prazerosa e inesquecível.

Considero que o que realmente definiu a leitura foi mesmo a capacidade que a autora teve para nos criar duas personagens que jamais havemos de esquecer, irão morar sempre no nosso imaginário.

Toda a saga é uma recomendação clara de leitura, espero sinceramente que a leiam.

Boa leitura e boas reflexões!

https://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances