
Este livro conta a história de Isabel, uma jovem que tem um gosto muito peculiar – gosta de visitar os cemitérios e de se perder por entre as lápides dos falecidos.
Numa dessas visitas a este espaço tão peculiar, ela depara.-se com a lápide de dona Eulália, uma senhora que faleceu e que a causa da morte não está descrita na lápide. Curiosa por descobrir como morreu esta senhora, Isabel começa a questionar toda a aldeia e depara-se com uma postura bastante tenebrosa por parte de todos os moradores em falar do sucedido.
Isabel não fica satisfeita com as respostas que vai obtendo e decide investigar por contra própria o que aconteceu com a dona Eulália e o porquê de até a sua mãe se recusar a partilhar a causa da morte desta senhora.
Encontra no sótão de casa os diários da sua mãe e começa a lê-los. Isabel irá embrulhar-se na reminiscência das memórias da sua mãe e desenterrar assim alguns “fantasmas” relacionados com a história da sua família que ela desconhecia.
É uma história cheia de suspense que nos prende desde o início, vamos envolver-nos com um enredo extremamente duro que pretende descortinar a influência católica na vida das pessoas que residiam nas aldeias e o abuso deste poder.
Houveram partes deste livro que me mexeram com as entranhas, como é o caso da violação e da falta de julgamento e consequências para quem permitiu que isto acontecesse assim como para quem praticou este ato de tamanha cobardia.
Outro dos aspetos que me revoltou foi o facto de não se procurar as provas da morte de algumas personagens aqui presentes no livro, deixando o autor destes crimes livre de um julgamento e castigo que tanto merecia.
O livro deixa a sensação que necessitamos de saber mais, o que vem a seguir? Será a família da Isabel capaz de se libertar deste passado e encontrar um futuro mais risonho?
Adorei a leitura desta obra e recomendo-a com toda a certeza, afirmo contudo que é um livro com uma temática dura e que leva o seu tempo a ser digerido.
Boa leitura e boas reflexões!
https://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa
Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.
Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.