O Prisioneiro do Céu é um romance de Carlos Ruiz Zafón que pertence à tetralogia do cemitério dos livros esquecidos.

Este é o terceiro livro da série – o cemitério dos livros esquecidos de Carlos Ruiz Zafón.
No primeiro livro fomos conhecendo o Daniel e a sua família e a sua ligação ao cemitério dos livros esquecidos. No segundo livro nós conhecemos David Martin e o desafio de criar um livro nunca antes visto. À partida senti que esses livros não estavam relacionados entre si e que podiam ser lidos de forma independente.
Contudo, este terceiro livro convenceu-me do contrário. Aqui neste terceiro livro vamos explorar a vida da personagem mais enigmática desta tetralogia – Fermín.
Fermín é-nos apresentado no primeiro livro e logo que nos sentimos ligados à forma de ser e à lealdade que ele demonstra para com Daniel, mas nada sabemos do seu passado. Com o prisioneiro do Céu nós vamos ficar a saber que ele esteve preso e que conseguiu fugir dessa prisão e que deixou algumas coisas por concluir (algumas promessas a outros prisioneiros).
O livro inicia-se com a visita de um cliente misterioso à livraria Sempere e Filhos. Este cliente decide comprar a obra mais cara que existe na loja – O Conde do Monte de Cristo e deixa ficar lá na livraria para que seja entregue a Fermín com a seguinte frase:
“Para Fermín Romero de Torres, que regressou de entre os mortos e possui a chave do futuro 13.”
Este acontecimento vai fazer Fermín recordar do passado e contar aquilo que viveu dentro da prisão, quem conheceu, o que prometeu, o que aconteceu e como fugiu.
David Martin também reaparece neste livro, é um dos prisioneiros de onde Fermín esteve preso e acaba por se relacionar com ele.
A lealdade de Fermín para com Daniel vai ser explicada com estas memórias do passado. Infelizmente não posso revelar muito daquilo que acontece no livro pois posso estar a estragar o prazer de leitura a quem vai iniciar esta descoberta fantástica dos livros de Carlos Ruiz Zafón.
Adorei a leitura deste terceiro livro, como já era de esperar cada livro que passa sinto-me mais agarrada com a história e com cada vez mais curiosidade por saber como irá terminar esta tetralogia.
O Prisioneiro do Céu deixa um gosto a vingança que queremos ver saciado no quarto livro. Estou ansiosa por iniciar a leitura do último livro e perceber como vai terminar esta história fantástica!
Mais uma vez recomendo a leitura destes livros, pois a história é magnífica.
Boas leituras e boas reflexões!
http://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa
Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.
Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.