Sobreviventes é um romance de Alex Schulman que nos conta a história de três irmãos e o seu afastamento após uma tragédia familiar.

Sobreviventes

Antes de falar da história deste livro quero agradecer a amabilidade da Porto Editora pela cedência de um exemplar.

Esta obra conta a história de uma família, representada pelos pais e pelos seus 3 filhos – Benjamim, Pierre e Nils. Esta família todos os anos passa férias numa praia na costa da Suécia.

A narrativa está contada em dois momentos cronológicos – um primeiro momento associado à morte da mãe e um segundo momento associado às memórias de infância. No que se refere à narrativa associada à morte da mãe, o autor conta a história desde a memória mais presente até à memória mais antiga (o momento da morte).

Na narrativa associada às memórias de infância nós vemos primeiramente as memórias mais antigas até às mais recentes.

Este aspeto cronológico é importante de referir já, uma vez que, o livro é diferente devido a estes avanços e recuos na história.

Como havia referido, o livro conta a história dos três irmãos que durante a infância eram muito amigos e leais entre si, contudo, logo nas primeiras páginas percebemos que nesta família aconteceu uma tragédia familiar que irá mudar completamente o comportamento e relação entre os irmãos.

Durante a leitura da história associada ao momento da morte da mãe, vemos os irmãos a confrontarem-se e a discutirem pela tragédia de um desses dias das férias de verão.

Inicialmente tive bastante dificuldade em perceber e entrar dentro deste livro devido à confusão cronológica criada pelos avanços e recuos na narrativa. Após encontrar o meu fio condutor toda a narrativa tornou-se cativante e fluída. 

É um romance contemporâneo com um mistério por desenvolver. A relação entre estes irmãos irá nos chocar pela disparidade relacional ocorrente na infância em confronto com a atual.

A pergunta que o livro nos deixa é a seguinte, como é possível que irmãos tão unidos possam deixar de se falar após uma tragédia que ambos viveram?

É um livro desafiante que nos faz ficar agarrado para perceber o que realmente aconteceu.

É uma excelente recomendação da leitura para quem gosta de romances contemporâneos, para quem gosta de suspense e para leitores mais regulares no hábito de leitura, uma vez que os tempos cronológicos no livro possam criar confusão.

Foi uma experiência de leitura quatro estrelas.

Boas leituras e boas reflexões!

http://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances