Voar no quarto escuro é um romance de Márcia Balsas que nos leva a pensar na nossa dimensão pessimista e a descobrir a nossa própria “jaula”.

Voar no Quarto Escuro

Este livro inicia-se com a história de Eduarda, uma mulher que após ficar viúva decide retomar a sua vida e juntar-se com outro homem. Tudo parece um conto de fadas até ao momento em que este seu novo companheiro decide agredi-la. Eduarda passa anos a sofrer de violência doméstica.

Um dia, farta de toda esta vida que levou tantos anos escondida de toda a gente, decide colocar fim a tudo.

O livro começa assim, com o relato de uma história com um sofrimento enorme, a esta história somam-se outras histórias de outras mulheres que têm ligação entre si e que de alguma forma vivem também um sentimento angustiante tal e qual Eduarda.

Este livro assemelha-se a um livro de contos, pois ao longo do livro vamos conhecendo diferentes mulheres que vivem aprisionadas na sua própria prisão emocional, é um livro cheio de sofrimento e tristeza.

Quando iniciei esta leitura considerei que haveria de ser uma leitura simples e rápida devido ao facto do livro ter poucas páginas, contudo, a leitura mostrou-se bastante mais reflexiva do que aquilo que estava à espera.

A escrita da autora é fantástica e conseguimos ter ligação com as personagens aqui retratadas. Apesar disto senti que o livro precisava de maior desenvolvimento do enredo estipulado para considerar um livro perfeito. Fiquei com a sensação que queria ler mais.

Considerei também que para a dimensão do livro houve o recurso a demasiadas personagens e que se a autora tivesse optado por focar a atenção de nós leitores em apenas duas ou três personagens o livro teria sido mais do meu agrado.

Sei que não é uma leitura para todos os leitores, é uma leitura enquadrada num leitor mais compulsivo e com algum sentido de reflexão para com aquilo que está a ler. Mas mesmo assim este livro faz parte das minhas recomendações de leitura!

Boas leituras e boas reflexões!

http://youtube.com/c/abrirolivro/

Fátima Costa

Fátima Costa

Educadora Social, desportista por hobby e leitora por paixão.

Este é um espaço de partilha de opinião acerca das leituras que realizei e que tem como objetivo a estimulação da vossa leitura.

Fátima Costa

Os que mais gostei
Categorias
background-header

Clássica

Análise a Romances

background-header

Fantástica

Análise a Romances

background-header

Romance

Análise a Romances